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Como reduzir o Custo de Aquisição de Cliente

Como reduzir o Custo de Aquisição de Cliente?

O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é uma métrica de marketing e vendas que mostra quanto uma empresa está disposta a investir em cada cliente, bem como medir a lucratividade.

Que o marketing digital é o paraíso das métricas, isso todo mundo já sabe!

Afinal, tudo que é criado na web pode e deve ser medido, desde o número de pessoas que visitam um site até o momento em que uma pessoa para de assistir a um vídeo no YouTube. 

Todas as informações estão ao nosso alcance, desde as mais gerais até as mais detalhadas. E é aí que entram as perguntas de milhões, que você gerente ou empresário quer tanto saber: Minhas campanhas estão valendo a pena? Como posso reduzir o Custo de Aquisição do cliente e ainda aumentar o sucesso dos meus negócios?

A resposta para estas perguntas está neste artigo, vamos? Garantimos que a leitura valerá a pena! 

O que é o CAC (Custo de Aquisição de Cliente)?

Éum indicador-chave de desempenho que corresponde ao investimento médio que uma empresa faz para adquirir um cliente. Em outras palavras, ele mede quanto sua empresa “pagou” para adquirir um cliente. Essa métrica é muito importante para:

Analisam a escalabilidade e  lucratividade de um negócio. 

E otimizar o retorno de seus gastos com publicidade. Isso significa que quanto maior o CAC de uma empresa, mais esforço ela deve fazer para otimizar seus gastos com marketing e publicidade.

Quais são os Custos de Aquisição de Clientes?

Bem, agora que você entende, ou relembrou, o que é CAC, listamos abaixo os mais usados, confira:

  1. Custos de publicidade;
  2. O custo da sua equipe de marketing;
  3. Custos para sua equipe de vendas;
  4. Despesas criativas;
  5. Custos técnicos;
  6. Custos de publicação;
  7. Custos de produção e armazenamento.

IMPORTANTE: Antes de aprender como reduzir os custos de aquisição de clientes, você precisa entender se o seu CAC é alto ou baixo. Para isto, o preço de compra do cliente será calculado da seguinte forma: 

Totalizando todas as despesas incorridas pela empresa para atividades de aquisição de clientes, dividindo esse valor pelo número total de clientes recebidos no período.  

Por exemplo: A empresa X investiu um total de R $8.000 em publicidade no Google Ads e no Facebook Ads, incluindo os salários dos funcionários que trabalharam nesta campanha e os preços das ferramentas utilizadas. Essa ação gerou 2.000 leads em seis meses. Portanto, o custo de aquisição do cliente é 8.000/2.000, o que significa US $4 para cada novo cliente. 

Sei o que deve está pensando: “Mas quanto custa para conseguir o cliente ideal?”

A melhor forma de identificar o custo-benefício da aquisição de clientes é compará-lo com o seu ticket médio. Um CAC positivo deve ser menor que o valor do ticket médio. Caso não, é hora de começar a pensar em novas estratégias e investimentos para atrair mais leads de qualidade.

5 dicas infalíveis de como reduzir o Custo de Aquisição de Cliente e ainda aumentar a rentabilidade do negócio!

1. Segmente seu público

A segmentação adequada de seu público-alvo é fundamental para tornar suas campanhas de marketing mais eficazes. Para fazer isso, sua empresa pode usar ferramentas como perfis e personas de clientes ideais.

Isso é benéfico porque conhecer os tipos de clientes interessados ​​em uma empresa permite que você concentre seus esforços em atrair esses indivíduos.

2. Invista em marketing de relacionamento

Uma estratégia que pode ajudar a reduzir o custo de aquisição do cliente é transformá-lo em verdadeiros fãs da sua empresa. 

Isso pode ser feito por meio de estratégias de email marketing, mídias sociais, programas de fidelidade e outros canais.

3. Melhore as conversões do site

Apenas gerar tráfego não é suficiente. Colete informações de contato dos visitantes e identifique essas perspectivas. Isso porque esses contatos qualificados estão mais próximos do funil e se convertem rapidamente em clientes, ajudando a reduzir o Custo de Aquisição de Cliente.

4. Invista no atendimento ao cliente

Faça sua empresa receber suporte de qualidade, mostrar aos clientes como usar seus produtos e serviços com mais eficiência, esse serviço pós-venda desempenha um papel fundamental na redução dos custos de aquisição de clientes, além de ajudar na retenção de clientes.

5. Crie um bom conteúdo

O conteúdo pode ser de baixa qualidade por vários motivos: Porque está mal escrito. Porque é superficial. Não tem nada a ver com os problemas dos seus clientes em potencial, ou se encaixa na estratégia da empresa. Ajuste isso e verá que tudo vai começar a melhorar!

Concluindo

O Custo de Aquisição de Cliente pode ser gerenciado de forma mais eficiente com foco no desempenho. Para isso, é imprescindível entender que as métricas são apenas uma indicação do desempenho da sua estratégia. Um bom desempenho terá um impacto positivo nas vendas, no faturamento, na otimização de recursos e, consequentemente, no sucesso da sua empresa.

Quer saber mais sobre como a Custo de Aquisição de Cliente pode ajudar o seu negócio? Acompanhe minha rede social: @mktcomleandrotelles e siga nosso canal no YouTube.

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