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Email Marketing - 9 Estratégias Avançadas para Escalar suas vendas

Email Marketing – 9 Estratégias Avançadas para Escalar suas vendas

O email marketing é uma ótima oportunidade para aumentar suas vendas, e um ótimo jeito para chamar a atenção de seus clientes.

O email marketing sem dúvidas é um dos maiores aliados na hora de encantar e fidelizar novos clientes, sendo a ferramenta que mais converte no marketing digital.

Pensando nisso, separei algumas estratégias que eu chamo de “nível hard” (avançadas) para usar na hora de pensar nos emails para o seu negócio, por isso, continue lendo para entender como aplicar as estratégias de conversão com e-mails.

9 Estratégias avançadas de email Marketing

1 – Urgência e Escassez

Existem duas razões principais pelas quais compramos:

  1. Para aproveitar uma oportunidade inesperada/não planejada;
  2. Porque verdadeiramente precisamos de algo. 

A estratégia aqui é conseguir entender os gatilhos mentais que levam seu público a comprar e usar isso em anúncios e campanhas de marketing por email para mostrar a possível escassez de itens e o tempo restante que os clientes precisam para aproveitar a campanha de oferta.

A comunicação direta e objetiva também fará a diferença nesse momento, pois as caixas de entrada dos consumidores serão inundadas com emails nesta data. 

Algumas ideias para trabalhar com os descontos são ilustrar os e-mails com GIFs destacando promoções e até ilustração de uma contagem regressiva. Lembre-se que, a maioria das compras são encorajadas por nosso senso de escassez e urgência.

2 – Atenção ao assunto do email marketing

O assunto é a base onde os usuários decidem abrir ou não um email marketing, por isso precisa de uma atenção especial, se o assunto do seu email não for atraente os clientes podem não abri-lo e você perderá suas chances de vender.

Uma boa linha de assunto deve atrair clientes na primeira leitura e incentivá-los a abrir o email.

Evite usar palavras como “promoção”, “desconto”, “off”, “só hoje”, “agora”, “últimas peças”, dentre outros, para que o seu email não seja classificado como spam. 

Mencione o que o consumidor verá na mensagem, se possível também é interessante personalizar com o nome do cliente.

Exemplo:

“[LEAD], o produto Y entrou na Black Friday, aproveite”

3 – Ofereça algo a mais

Pensando em períodos de promoção ou como uma grande oportunidade como a Black Friday, o que não falta são produtos com preços promocionais, mas já pensou em usar o email marketing para entregar um pouco mais? 

Talvez um presente ou cupom de frete grátis?

Essas são ótimas oportunidades para fidelizar consumidores e aumentar as conversões. Além disso, essas ações adicionam credibilidade aos seus e-mails e chamam a atenção de seus clientes sempre que um email de sua empresa chega à caixa de entrada.

4 – Aproveite para captar novos leads

Conseguir novos leads qualificados está cada vez mais caro, principalmente em períodos como a Black Friday, porém pode ser uma ótima oportunidade de baixar esse CPL (custo por lead).

Invista em conteúdos relevantes e ofertas que realmente impactam seu público, como uma aula gratuita ou uma experimentação grátis.

Para que sua estratégia tenha sucesso para conquistar novos leads e se relacionar com os clientes antigos, é fundamental ter ofertas verdadeiras e que gerem valor na sua aquisição.

5 – Atenção a Segmentação

Segmentar seu público de forma certeira é importante, principalmente quando trabalhamos com público frio e quente.

Sendo assim, não envie email marketing igual para toda sua base de leads.

Ter uma mensagem personalizada para cada etapa de qualificação do lead é um diferencial que gera uma troca mais pessoal e atende às necessidades de cada cliente. 

Aqui estão algumas maneiras:

  • Mostre produtos semelhantes aos consumidores com base no que cada pessoa coloca no carrinho de compras;
  • Análise do histórico de compras do consumidor para oferecer produtos complementares a quem os comprou;
  • Veja o histórico de e-mails que você enviou e quem demonstrou interesse quando você os contatou sobre um determinado produto;
  • Use as tags e os estágios do funil para criar e-mails personalizados.

6 – Atenção aos templates

Quando falamos dos templates temos que lembrar que não há como prever qual dispositivo um consumidor usará para abrir seu email, então use sempre templates ou modelos de emails responsivos.

Além disso, é necessário organizar as informações de forma clara, concisa e atraente, por exemplo, emails muito longos podem ser uma experiência desagradável para quem usa um smartphone.

Tenha atenção também no tamanho do seu CTA (call to action), isso também vale para vídeos e imagens muito pesadas, que interferem no carregamento dos e-mails e acabam desanimando os usuários.

7 – Invista no CTA

Uma chamada para ação, o famoso CTA, é o que incentiva os usuários a realizarem uma ação desejada.

Por isso é interessante usar palavras ou mensagens objetivas, por exemplo: “compre fácil”, “aproveite agora”, “clique para comprar”, dentre outros.

Esses textos ou botões permitirão que os usuários visitem o site da sua loja virtual, uma página de destino de um produto específico ou entre em contato via WhatsApp.

8 – Não esqueça da loja física

Na dica número 4 falamos sobre a captação de novos leads, mas, não podemos esquecer dos clientes já ativos do seu negócio, por isso é melhor pensar em estratégias para estreitar o relacionamento, como enviar novidades da loja e ofertas irresistíveis. 

Aqui você pode usar ideias de cadastro para sua loja online, como fazer login para finalizar uma compra, bem como fazer o cadastro online por meio de materiais impressos em loja física.

9 – Não prometa o que você não pode cumprir!

Por último, mas não menos importante, é excepcional ser honesto sobre as ofertas.

Consumidores cada vez mais exigentes, reclamam e denunciam lojas que não cumprem suas promessas.

E taxas ridículas de entrega e descontos inexistentes também podem ser ignorados pelos consumidores que desconfiam da promoção.

Portanto, não faça uma oferta falsa aumentando os preços com alguns dias de antecedência e não descontando ou compensando os custos de envio.

Ofereça boas promoções e benefícios, mas apenas o máximo que sua empresa puder suportar.

Concluindo

Como você pode ver, o email marketing é essencial para uma estratégia infalível para se destacar da concorrência, aumentar as vendas e o reconhecimento da marca usando mensagens bem estruturadas e atenciosas em todas as etapas do processo de entrega.

Aplique essas estratégias de email marketing e você terá uma grande escala nas suas vendas.

E sabe por que você deve confiar nessas estratégias?

Porque são estratégias testadas e validadas por nós há mais de 14 anos. E também somos parceiros da RD Station, a maior plataforma de email marketing do Brasil.

Quer saber mais sobre email marketing? Acompanhe minha rede social: @mktcomleandrotelles e siga nosso canal no YouTube

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