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O que sua empresa deve saber antes de contratar uma consultoria

Está pensando em contratar uma consultoria de Marketing Digital? Vou lhe dizer como funciona esse trabalho.

Se sua empresa não tem um histórico na área de Marketing Digital, é normal que você  esteja com essa pergunta em mente: por onde começar?

Não é raro o gestor de marketing se deparar com os dilemas:

  • Começo criando perfis em redes sociais e/ou campanhas de Inbound Marketing?
  • Invisto em links patrocinados do Google ou produzo conteúdo?
  • Reformulo o meu site ou crio um blog?
  • Eu preciso ter um site ou só as redes sociais?

Mas está tudo bem. Esses dilemas são comuns quando tratamos de uma frente de negócio extremamente nova, onde as empresas (e responsáveis pela área) estão aprendendo a trabalhar e a extrair os melhores resultados.

Por isso, contar com a ajuda de um profissional pode favorecer muito o processo.

Neste artigo eu vou dar algumas dicas para sua empresa conseguir ter o melhor aproveitamento de uma consultoria de Marketing Digital.

1. O que é consultoria em Marketing Digital

O objetivo de uma consultoria de Marketing Digital é ajudar as empresas, negócios, pessoas ou marcas a utilizarem as ferramentas online e se adaptarem ao mundo digital, para atender a jornada e o novo comportamento do consumidor, que utiliza cada vez mais a internet para se informar e tomar suas decisões de compra.

2. Os objetivos de uma consultoria de Marketing Digital

Os objetivos podem varias de negócio para negócio, mas eu vou relatar aqui os três mais comuns;

A. Encontrar e Relatar Problemas

Um dos principais papéis de uma consultoria de Marketing Digital é diagnosticar os principais problemas do cenário atual da empresa. Para isso, é realizada uma análise de todos os processos de marketing e vendas, levantando oportunidades de melhoria para cada etapa e todos os pontos de contato online que a empresa tem com seu potencial cliente. (site, redes sociais, blog, email, etc.).

Geralmente nesse diagnóstico inicial alguns itens de mudança já surtem efeito mais rápido, como mudar a forma escrita das mensagens, inserir chamadas de ação nos artigos, entender o melhor horário para fazer as publicações e outros pequenos detalhes.

Além disso, é importante verificar as configurações gerais como a estética, as descrições e se foram inseridos os códigos de rastreamento de tráfego. 

B. Fazer um planejamento

O segundo objetivo mais comum é realizar um planejamento alinhado com os planos e metas da empresa, entendendo a realidade do negócio, metas a serem cumpridas pela equipe de vendas, ticket médio esperado de vendas e público-alvo. A partir disso, utilizar como base as métricas do mercado para calcular quanto precisará ser investido de tempo e dinheiro para o alcance dos resultados.

“Por exemplo: para a empresa realizar as vendas esperadas para o próximo período são necessárias quantas abordagens comerciais? Quantas oportunidades a equipe de marketing precisa gerar para chegar nesse número? Quantas visitas são necessárias no site para gerar essas oportunidades? Qual é o tráfego necessário para gerar o número de cliques esperado?”

Isso varia muito, por isso é uma consultoria.

E, a partir dessas metas são definidas as ações para atração do público alvo, geração de Leads e oportunidades de vendas. Dessa forma, o planejamento de Marketing Digital passa a contribuir diretamente para o sucesso da empresa em números, não apenas com posicionamento de marca, que antigamente era o foco da publicidade tradicional.

Ao contratar uma consultoria é importante que a empresa consiga ter clareza em todo o seu processo para chegar aos resultados esperados. E sempre que possível, definir metas específicas para o projeto e, claro, um cronograma com prazos e verbas bem definidas.

C. Criar os próximos passos

Feito o diagnóstico e planejamento, é hora do consultor utilizar sua expertise para orientar e ensinar, em um plano de ação as atividades que tenham maior potencial de sucesso. É o momento de explicar o que deve ser feito, por quem e como deve ser feito.

“Por exemplo: um dos problemas diagnosticados é o baixo número de cliques e conversões no site. As atividades propostas podem definir uma nova forma de criar conteúdo de atração, uma Landing Page para capturar leads e transformá-los em oportunidade de negócio, através do funil.”

Eu costumo contar com parceiros como ferramentas e serviços para dar suporte às ações planejadas. Como construtores de site, geradores de copy e editores de imagens e vídeos.

É importante que as empresas utilizem da consultoria também para aprender sobre a parte conceitual do Marketing Digital, se envolvendo com o porquê das atividades propostas. A consultoria de Marketing Digital deve ter um caráter educativo para que a empresa não fique dependente do consultor e consiga entender o propósito do trabalho.

O que não se deve esperar de uma consultoria de Marketing Digital

Até aqui você já entendeu o que uma consultoria pode fazer pela sua empresa. Vou te mostrar agora quais são as atividades que uma consultoria geralmente não responde. Dê atenção a essa parte para evitar equívocos e decepções.

A. Execução das atividades

É comum que as empresas que buscam por uma consultoria de Marketing Digital criem uma expectativa de que o consultor irá executar as atividades, como postagens em redes sociais, criação de páginas de conversão e produção de conteúdo, e a empresa ficará com o papel de monitoramento dos resultados.

Existem sim algumas empresas que prestam serviços de Marketing Digital, como criação e otimização de campanhas de Google AdWords e Facebook Ads por exemplo, mas não é o padrão. Geralmente esse é o papel das agências ou do departamento de Marketing interno, e quando esse departamento não existe dentro da empresa, eu recomendo que seja criado. 

O papel do consultor é orientar essas atividades e as necessidades, podendo até sugerir fornecedores para execução.

Por isso, é altamente recomendável ter um funcionário na empresa que seja responsável pelo trabalho de Marketing Digital e, se possível, responda por métricas relacionadas, como geração de visitas, Leads e oportunidades comerciais, gerando assim um comprometimento com o projeto.

B. Tempo de dedicação do consultor

Como a maior parte dos modelos de consultorias empresariais, a consultoria normalmente é negociada em um pacote de horas.

É importante alinhar com o consultor a metodologia de trabalho para não haver problemas, definindo pontos como: momentos para suporte de dúvidas, tempo para reuniões de definições de estratégias, momentos de aprendizagem e canais de contato (pessoalmente, email, WhatsApp, telefone).

Com alinhamentos iniciais, a empresa consegue ter um aproveitamento melhor das horas investidas.

Quando contratar uma consultoria de Marketing Digital?

Acredito que o melhor momento para contratar uma consultoria de Marketing Digital, é quando a empresa possui uma estrutura mínima para executar ou terceirizar os projetos e está disposta a se comprometer com os investimentos de tempo, dinheiro e resultados.

Essa estrutura envolve basicamente o tempo de dedicação de um funcionário que tenha algumas habilidades na área de Marketing Digital e, orçamento mínimo para investir nas ações.

“É possível manobrar um carro se ele estiver em movimento, mesmo que bem lento. Mas é impossível manobrar um veículo se ele estiver parado.”

Se você acredita que é o seu momento de contratar uma consultoria de Marketing Digital, pode contar comigo.

Ou se você ainda precisa tirar alguma dúvida ou quer alguma dica, sugiro que entre em contato comigo e marcamos uma CALL, podemos ter uma conversa esclarecedora para você decidir se sua empresa está pronta para crescer no mundo digital.

Clique Aqui e me chame no WhatsApp, podemos trocar algumas mensagens agora mesmo sobre isso.

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