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Capturar leads qualificados para as estratégias de marketing é o objetivo de qualquer campanha de inbound marketing e conteúdo.

Ter domínio sobre as estratégias de geração de leads é um importante passo no desafio de atuar no mercado digital.

Porém, antes de mais nada, você deve avaliar as suas necessidades, entendendo as metas que a empresa precisa alcançar e qual é a sua persona ideal, para identificar qual é a melhor opção de canal de aquisição de leads para cada caso.

Se você já conhece a sua persona e sabe para quê precisa de leads nas suas estratégias, é hora de conhecer os diversos canais que podem ser utilizados para conquistá-los.

Acerte no alvo

7 maneiras de captar leads qualificados

#1 Criar conteúdo educativo

Criar conteúdos educativos ou inteligentes para as redes sociais é uma excelente maneira de realizar a captura de leads.

Em um post para o Instagram, Facebook ou LinkedIn, podemos gerar interesse nos seguidores com a introdução do assunto e incentiva-los a continuarem o estudo com materiais complementares, assistindo uma aula ou recebendo conteúdo no e-mail, por exemplo.

E para que a entrega do conteúdo oferecido aconteça, é necessário que a pessoa interessada em recebê-los, informe seus dados de contato, transformando-se em um lead aquecido para sua estratégia.

#2 E-books, check-lists, Planilhas ou outros materiais ricos

Crie e disponibilize conteúdos que resolvam problemas da sua persona.

Antes de fazer uma tentativa de venda, é bem interessante gerar valor à sua marca desenvolvendo materiais que auxiliem a resolver algum tipo de problema. Transformar seu conhecimento em um e-book, check-list ou planilha e entregar gratuitamente para seus prospectos pode ser uma excelente estratégia para gerar valor ao seu negócio, produto ou serviço.

A sensação que você deve gerar é: “se o conteúdo gratuito é bom, imagine o pago?”

Para conquistar os leads você pode usar a estratégia #1 deste artigo ou pode inserir um link no final do seu material para que as pessoas se inscrevam, entrem para um grupo de conteúdo ou até mesmo possam realizar um compra.

#3 Disponibilizar uma aula gratuita do seu trabalho

Se é um educador ou infoprodutor e precisa aumentar sua base de leads, uma solução interessante é disponibilizar uma das suas melhores aulas gratuitamente.

Eu utilizo essa estratégia e disponibilizo uma série de cursos gratuitos que ensinam verdadeiramente como criar estratégias de marketing digital.

Qual é a sensação que as pessoas têm? Assim como o citado no item #2, elas tem uma garantia a mais que vale a pena pagar pelo conteúdo.

E claro, para que elas possam ter acesso as aulas grátis, elas precisam se inscrever e confirmar seus e-mails, gerando assim, leads aquecidos para sua base.

#4 Convidar para participar de grupos no WhatsApp ou Telegram

Oferecer conteúdos exclusivos para pessoas que participam de grupos fechados no WhatsApp ou Telegram é uma das melhores e mais recentes estratégias de aquisição de lead qualificados.

Você pode disponibilizar o link de acesso aos grupos em artigos, conteúdos em redes sociais, links patrocinados, e-mails, e-books ou qualquer material que você tenha criado.

Pessoas que acompanham seus grupos de conteúdos são leads em aquecimento, que podem se transformar em clientes se você conseguir entregar valor nos conteúdos apresentados.

#5 Fazer Webinars

O webinar é uma opção que pode ser realizado ao vivo ou gravado, sendo que, na primeira opção, é possível interagir com o usuário, criando ainda mais engajamento.

E a opção gravada continua disponível, podendo atrair mais leads com o passar do tempo.

Este é um canal que gera conteúdo instrutivo tendo como vantagem o baixo custo, e bastante eficiência devido a proximidade que tem com o prospecto. Porém é importante ressaltar que para fazer um webinar, novamente, o tema deve ser relevante para a persona.

Existem diversas ferramentas que permitem que o webinar realizado ao vivo seja replicado de maneira automática todos os dias, em um determinado horário. Eu prefiro utilizar o Ever Webinar, mas você pode escolher qual é o mais adequado a o que você precisa.

#6 Tráfego pago

É a forma mais rápida e eficiente de conquistar leads, porém, pode ser também a mais cara.

Se você deseja escalar a distribuição desses materiais e capturar leads, que comentei nos itens anteriores, o ideal é investir em estratégias de tráfego pago, no Google ads e no Facebook ads.

Com essas ferramentas, podemos selecionar exatamente o público que pode transformar em leads, direcionando os anúncios como um convite para participar das nossas aulas, acessar conteúdos, entrar para o grupo ou baixar nossos materiais.

Sem o tráfego pago vai ficar muito mais dificil alcançar as pessoas certas para conhecer os conteúdos que você disponibiliza. Não digo que é impossível, mas certamente é demorado criar uma lista de leads usando somente estratégias orgânicas, ou seja, aquelas que são executadas sem investimento em impulsionamento nas redes sociais..

#7 Contratar um especialista em marketing digital

Mostrei para você nos itens anteriores o que fazemos aqui para conquistar leads para nossos clientes e negócios próprios, mas essas são apenas as superfícies de cada ação. Para executar cada uma delas é necessário uma série de processos que vão desde a estratégia, pesquisa, redação, design, publicação, nutrição do lead, até chegar no momento da oferta.

Sabendo de tudo isso, você pode pensar que dá muito trabalho. E é verdade.

Para se obter bons resultados na internet é preciso desenvolver um longo trabalho de marketing e geração de valor, que muitas vezes não vale a pena para o empreendedor executar sozinho, mesmo que ele saiba o que fazer no marketing, o tempo que vai gastar fazendo algo que poderia ser terceirizado poderia ser aproveitado na escala e crescimento do negócio.

Se você precisa de leads e não tem tempo, nem paciência para executar todos os detalhes de uma campanha, eu te convido a entrar em contato conosco para conhecer nosso trabalho de agenciamento, campanhas de marketing digital, gestão de tráfego e redes sociais.

Eu sou apaixonado por marketing digital desde 2007, e junto com minha equipe estamos prontos para acelerar seu processo de crescimento através do nosso propósito.

Grande Abraço!

Leandro Telles

Postado por Leandro Telles em 30/dez/2020 - Sem Comentários

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