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Planejamento de Marketing 2023

Planejamento de Marketing 2023: Principais aprendizados de 2022

Ter um planejamento de marketing é essencial para alcançar grandes resultados em 2023.

A incerteza econômica e a mudança no comportamento do consumidor após a pandemia, deixou o ano de 2022 agitado para o marketing digital.

Com isso em mente, realizar uma lista dos aprendizados de 2022 não é fácil.

Mas como nós gostamos de tarefas nível hard, continue lendo o artigo para saber o que pode auxiliar o seu planejamento de Marketing em 2023.

Conteúdos em vídeos 

Os vídeos são uma das melhores e mais importantes formas de marketing de conteúdo.

O formato em vídeo consegue atingir diretamente o consumidor, dando a impressão de que ele está engajado com o assunto.

O conteúdo audiovisual tem diversas vantagens como praticidade, dinâmica e engajamento assertivo, além de construir uma relação e manter a retenção dos clientes, ocupando mais espaço no planejamento de marketing 2023.

Se você deseja começar a produzir conteúdo em vídeo para o seu negócio, existem diversas formas de engajar seu público. Você pode criar vídeos nos seguintes formatos: 

  • Vlogs;
  • Webinar;
  • Cursos;
  • Tutoriais;
  • Animações.

Consumidores mais conscientes e sua relação com o dinheiro

Com o aumento da digitalização e situações sociais e econômicas difíceis, as escolhas dos consumidores estão se tornando mais conscientes, isso quer dizer que pesquisamos mais antes de comprar, o que significa que fazemos compras menos impulsivas.

Neste contexto, as empresas devem adotar uma mentalidade de preparação, é importante estar presente aos consumidores no momento certo, e uma das formas mais eficazes de conseguir isso é por meio da maturidade digital.

Quando falamos de consumo, não podemos deixar de falar da relação do Brasil com o dinheiro.

Uma pesquisa do Google mostrou menos disposição para debater o assunto no país e pode dividir as pessoas em perfis separados com base em suas escolhas para administrar suas economias.

O estudo “A relação do brasileiro com o dinheiro” traz uma análise detalhada de como o dinheiro é ganho, gasto e investido.

Estabelecendo assim, 6 perfis que demonstram a relação do brasileiro com o dinheiro:

Planejamento de marketing 2023: Diversidade, igualdade e inclusão

Para reduzir as diferenças sistêmicas, as discussões sobre diversidade, igualdade e inclusão nos mais diversos campos devem começar com comprometimento e preparo.

Cada vez mais as pessoas se perguntam: como as marcas/empresas podem ser agentes de diversidade, igualdade e inclusão? 

Sabemos que pensar em diversidade no marketing é fundamental para criar um trabalho mais inclusivo e quebrar estereótipos.

Uma das principais preocupações é garantir que o seu marketing reflita nos consumidores, por isso, algumas marcas e empresas ao redor do mundo, como o próprio Google, se comprometeram com o planejamento de marketing 2023 com diversidade, igualdade e inclusão.

Foco na privacidade dos dados

Os identificadores como cookies moldaram a maneira como as marcas se comunicam com os consumidores online e offline, mas essa era acabou.

Este é um momento transformador, pois o marketing é mais pessoal do que nunca.

Novas condições exigem novas soluções. Atualmente, 80% das pessoas se preocupam com sua privacidade de dados na internet.

Agora é a hora de adotar a cultura test and learn, aprender como criar novos relacionamentos com os consumidores e ajudar a construir novos ambientes de negócios centrados na privacidade de dados.

Maturidade digital

A transformação digital do marketing já está em pauta há algum tempo, mas com as grandes mudanças nos hábitos de consumo das pessoas, esse processo foi acelerado pela pandemia.

Atualmente, os clientes exigem cada vez mais uma experiência única para atender às suas necessidades. 

À medida que o relacionamento se torna mais pessoal, aumentam também as preocupações com a privacidade e o uso apropriado dos dados.

Segundo pesquisa do Google, empresas que possuem maturidade digital obtêm os melhores resultados.

Embora esse seja o caminho mais seguro, atingir a maturidade digital é uma tarefa complexa.

Concluindo

Olhando para trás, o ano de 2022, apesar de suas adversidades, foi repleto de importantes descobertas.

Lembre-se de pesquisá-las e avaliá-las para orientar e manter informada a sua empresa e a sua equipe, pois o planejamento de marketing 2023 é muito importante para garantir bons resultados e atrair o público-alvo da sua empresa.

Quer saber mais sobre o planejamento de marketing 2023? Acompanhe minha rede social: @mktcomleandrotelles e siga nosso canal no YouTube

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