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Pesquisa de Mercado: A chave para conquistar uma vantagem competitiva

Pesquisa de mercado é uma ferramenta que permite planejar, coletar e analisar informações relacionadas à empresa.

Atualmente, com a concorrência acirrada e o desenvolvimento constante das tendências tecnológicas, a realização de pesquisas de mercado se tornou algo imprescindível para ajudar as empresas. Mas nem sempre está claro onde e o que fazer para alavancar suas vendas, desenvolvimento de negócios e estratégias de marketing. 

Neste artigo, iremos te orientar quais etapas são necessárias para uma boa pesquisa de mercado em seus negócios, e ainda ganhar vantagem sobre a concorrência.

Está pronto?

O que é Pesquisa de Mercado?

É uma ferramenta que visa entender a realidade do mercado e aumentar a eficácia das atividades relacionadas à empresa.

Em outras palavras, é basicamente uma forma de reunir informações vitais que podem ajudar a sua empresa na tomada de decisões mais seguras e precisas. Os dados podem incluir as características comportamentais, padrões de consumo e normas de empresas em vários setores.

Podendo ser obtida de duas formas diferentes: 

Pesquisa principal:

Onde a pesquisa de mercado foi realizada pela empresa com base nos dados ou por especialistas contratados para esse fim.

Pesquisa secundária:

Onde os dados são coletados e/ou analisados ​​por terceiros (profissionais ou firmas profissionais). Relatórios, artigos e manuais também são publicados por outras empresas. 

Vantagens do porque as empresas devem fazer Pesquisa de Mercado

Muitos empreendedores tendem a desprezar a pesquisa de mercado, eles argumentam que não há necessidade de estudar as estratégias de outras empresas para construir um negócio lucrativo, e que a dependência dos concorrentes pode tornar o negócio irrelevante. 

Em primeiro lugar, a pesquisa de mercado não se limita a analisar empresas concorrentes. Sua pesquisa pode e deve incluir outros tipos de dados, o que é importante porque fornece uma visão geral de todo o seu ecossistema de negócios. 

É essencial entender seu ambiente, entender os desafios que suas ideias e estratégias apresentam e descobrir necessidades inexploradas. Tudo isso é dado por uma boa pesquisa de mercado. 

 Assim, entre muitas vantagens, a realização de pesquisas de mercado pode levar a: 

  •  Avaliar a viabilidade de um investimento;
  •  Testar novas promoções, produtos e serviços; 
  •  Explorar novas áreas de mercado; 
  •  Criação de novos segmentos de mercado; 
  •  Descobrir informações estratégicas. 
  •  Melhorar as operações internas da empresa; 
  •  Desenvolver uma estratégia mais competitiva.

Como fazer a Pesquisa de Mercado?

Para a realização da pesquisa de mercado no seu negócio será necessário definir:

  • Objetivos da pesquisa: Defina a qualidade ou o tipo de produto, otimize o preço e amplie o alcance. 
  • Grupo alvo: Fornecedores, concorrentes, clientes ou consumidores em geral. 
  • Amostragem: Número de pessoas entrevistadas .
  • Roteiro: Perguntas simples, justas e diretas. 
  • Aplicação: Realização de pesquisas e coleta de dados. 
  • Análise: Visão geral de compilação, análise de resposta e estatísticas.

Esse padrão ainda é muito utilizado porque traz resultados satisfatórios. No entanto, nos últimos anos, as ferramentas de marketing digital permitiram o monitoramento do usuário e forneceram dados mais ricos sobre o público.

Por exemplo, uma estratégia de inbound marketing gera continuamente novos dados de acordo com as interações do usuário e o comportamento dos leads gerados.

Mas mesmo com a relativa facilidade com que podemos gerar grandes quantidades de informações usando ferramentas e plataformas digitais, os dados por si só não são suficientes para impulsionar o sucesso da empresa. Então o que fazer neste caso?

Simples, é necessário fazer uso de técnicas específicas para análise do mercado.

5 Técnicas eficientes para ter sucesso na análise de Mercado

1. Diagnóstico de mercado

Ele geralmente é o primeiro passo na realização de pesquisas.

Pois é mais abrangente que outros tipos de pesquisa e é indicada para quem deseja conhecer seus concorrentes, demanda de produtos e desafios do segmento.

Isso pode ser feito tanto por consumidores quanto por empresas envolvidas neste setor.

Para definir os pontos a cobrir, considere o seguinte:

O tamanho do mercado, o estado atual do negócio, as informações nas quais você deseja se aprofundar. 

2. Análise da concorrência

A análise competitiva se concentra em examinar o posicionamento de uma marca, ajudando a entender sua posição em relação a outros participantes do mercado. É também uma ferramenta útil para descobrir os principais pontos fortes e fracos da empresa.

Esse tipo de pesquisa envolve perguntar aos consumidores o que eles pensam sobre marcas que operam no mesmo nicho que eles.

Representa uma oportunidade de encontrar respostas para questões como:

  • Quais estratégias seus concorrentes estão adotando? 
  • O que funciona e o que não funciona?
  • De quais produtos ou serviços os concorrentes mais gostam e a quais marcas eles estão mais associados?

3. Participação de mercado

Popularmente conhecido como Market share é onde conseguimos medir a participação de mercado juntamente com a medida de onde sua empresa está localizada e o potencial de expansão.

Para calculá-lo, basta definir o indicador de mercado que deseja avaliar.

4. Buyer Persona

O Buyer persona é basicamente a pesquisa de perfil do cliente

As personas do comprador são representações semi fictícias de seus clientes que orientam sua estratégia de negócios, ou seja, criar o perfil do consumidor ideal. Para isto é necessário o uso de informações reais sobre o consumidor, em vez de “adivinhar” quem ele é e o que deseja.

Ao definir suas buyer personas, considere dados como:

  • Ano.
  • Onde você mora.
  • Profissão.
  • O que você gosta de fazer no seu tempo livre.
  • Tema.
  • Frustração.
  • hábitos de compra.
  • Qual mídia é mais consumida?
  • Qual tecnologia você usa com mais frequência?
  • Onde você está procurando informações.
  • Que critérios você considera ao tomar uma decisão de compra?
  • A lista de considerações continua, mas aqui está um ponto de partida.

Também é importante saber que você pode criar quantos perfis de persona forem apropriados para o seu negócio. Esses detalhes são levados em consideração nas estratégias de marketing, como conteúdo, tom utilizado, escolha de palavras e forma de entrega do serviço.

5. Tendências de mercado

Reconhecer as tendências do mercado é a melhor forma de preparar as empresas para as mudanças que a análise de mercado exige.

Serve como um meio de prever notícias boas e ruins sobre seu nicho. Exemplo?

Aplicativo da Rappi que criou uma solução para levar ‘tudo’ ao consumidor do conforto da sua casa. Essa é uma inovação que vai impactar mercados e até restaurantes que possuem e-commerce próprio. Com isso, deixamos de investir em loja virtual própria para entrar no mercado de aplicativos.

Dica extra:

Análise todos os resultados das etapas anteriores e veja a mágica acontecer!

Pegue os dados coletados e os transformem em informações valiosas para sua empresa.

Para melhor visualizar e interpretar os resultados coletados, desenvolva relatórios de pesquisa de mercado para aprimorar ainda mais o processo.

Nele você pode registrar as informações coletadas em gráficos, mapas e tabelas para não perder nada depois. E pronto, tudo que precisa para arrebentar nos seus negócios está em suas mãos. 

Concluindo

Viu, só? O bom conhecimento do mercado é requisito básico para o crescimento e sucesso dos negócios. Sem uma visão profunda das características e nuances do mercado, as ideias e expectativas de negócios são de pouco valor.

Os planos de negócios e marketing devem ser baseados em pesquisas de mercado. Caso contrário, você pode prejudicar seriamente sua empresa!

Quer saber mais sobre como fazer análise de mercado no seu negócio? Acompanhe minha rede social: @mktcomleandrotelles e siga nosso canal no YouTube e lembre de Compartilhar para que mais pessoas saibam a importância dessa ferramenta.

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