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Se Você usa um linktree na sua bio? Leia este post e pare de cometer esse erro!

Fazer bom uso do único espaço para link disponível no seu Instagram pode representar uma boa parte do seu resultado. Mas, por que as pessoas, marcas e empresas usam o LinkTree ou qualquer outro agrupador de links no Instagram?

A resposta é: porque o Instagram permite colocar apenas um link na bio e muitas vezes precisamos expor vários links, ou seja, é preciso multiplicar as formas de entregar seu conteúdo ou expor seus canais de contato.

Aliás, não é só o Linktree que oferece essa “armadilha” como facilidade. Existem outros famosos agrupadores de links como; app.Tuts.bio, Link in Profile, Campsite.bio, ContactInBio,  Linkr.in, Linkkle, Swipop, Tap Bio, etc, que também fazem isso.

Agora pense comigo:

Se o Instagram nos dá uma única oportunidade de colocarmos um link em nossa bio, por que vamos desperdiçá-la gerando tráfego para um site que não é o nosso?

Além disso, em julho de 2018 (é faz tempo) TODOS os links do Linktree foram marcados como SPAM no Instagram e foram temporariamente quebrados. 

Por esses e por por outros motivos que, se você está usando um link do Linktree na sua bio do Instagram ou em qualquer outro lugar, isso significa que você foi afetado e algumas pessoas que tentaram clicar no link da sua biografia receberam uma notificação de que o link foi marcado como SPAM!

Te convido a ler este artigo até o final para entender definitivamente o porquê de não usar o Linktree, e vou te mostrar uma alternativa que eu uso e que com certeza irá aumentar a sua autoridade, além de fortalecer a sua marca, gerar tráfego e possibilidades de remarketing para quem visita o link da sua bio.

O que é o Linktree?

O Linktree, app.Tuts.bio, Link in Profile, Campsite.bio e muitos outros sites como esses são ferramentas online que permitem agrupar em uma única página um ou mais links. Esta ferramenta parecia ser ideal para ser usada no único link que o Instagram nos permite colocar em nossa bio.  

Quem usa os agrupadores de links?

Eu já usei!

Pois é, se você é meu aluno ou já acessou um dos meus eBooks sobre instagram editados até 2019, provavelmente já tenha me visto recomendar o uso. Eu também caí nesse erro e por muito tempo usei o Linktree na minha bio.

… Mas eu NÃO uso mais!

Por isso me senti no dever de escrever este artigo para explicar as causas pelas quais você também deve parar de usar.

Quem usa ferramentas como o Linktree quer colocar mais opções de link para direcionar sua audiência do Instagram para mais possibilidades de links, como um novo artigo do blog, um produto de afiliado, um novo vídeo do YouTube, um ebook, contato no Whatsapp, entre outras possibilidades, por exemplo.

Por que usamos o Linktree?

Porque precisamos ampliar nossos links e esses sites e apps são práticos para realizar essa tarefa! De forma rápida, fácil e sem custo qualquer pessoa cria uma conta e em minutos pode inserir vários links para redirecionar a audiência do Instagram para qualquer lugar.

O problema é que essa facilidade, gratuita ou paga pode te gerar prejuízos imensuráveis ao longo do tempo.

Por que não usar o Linktree?

Usamos os agrupadores de links com objetivo inserir nossa árvore de links na bio e levar nossa audiência para nosso conteúdo ou algum produto específico de nosso interesse direto. 

Mas, o que acontece na verdade é que o primeiro clique de quem visita o perfil no Instagram leva a audiência para um site longe de você. Uma página que não é sua, que não captura dados de navegação e não tem sua identidade

1- Não é sua marca

Você está perdendo a oportunidade de fortalecer o seu branding.

Ao usar seu único link no Instagram com um agrupador de link terceirizado, você está reforçando o branding de outra marca e deixando de fortalecer a sua marca!

Este único link pode ser sua chance de mostrar que você tem um site e uma marca, perdendo a chance de aumentar a sua autoridade. 

2- Você pode estar confundindo sua audiência

Muitas pessoas não entendem o que é Linktree e podem achar que este é seu site. São pessoas que podem não ser familiarizadas com URLs e domínios e toda essa coisa de internet que você entende bem.

Imagine que essas mesmas pessoas podem buscar no Google o seu site, e elas podem lembrar do site que clicaram anteriormente, o Linktree, e nunca te encontrarem. Ou mesmo ver no histórico de navegação, que ficará salvo o url do agrapador de links/você. 

3- Você está tirando tráfego do seu próprio site

Os números de acessos ao seu site são importantes, e cada vez que alguém tenta chegar nele e passa por intermediador antes, você perde visualizações. 

Ao induzir sua audiência a acessar o Linktree, a contagem de acesso e visualização vai para ele, não para o seu site. 

4- Você não consegue fazer remarketing

Se você tem um pixel de conversão do Facebook ou um tag do Google instalado no seu site para capturar dados de quem acessa suas páginas, entenda que ao levar a sua audiência que clica no link da sua bio do Instagram para outro site que não é o seu, você não vai poder capturar esse dado e muitas vezes não vai nem saber que houve esse clique.

Considere que algumas pessoas se interessam pelo seu perfil a ponto de clicar no link da bio para saber mais, porém, decidem que não vão navegar nos links naquele momento, então, se você não conseguiu capturar o pixel desse acesso e não fizer nada para impactá-la novamente com um anúncio, é possível que ela perca você de vista por um bom tempo, ou até mesmo para sempre. 

5- O Instagram não gosta do Linktree

Pesquisas apontam que o Instagram detecta o perfil que está usando um site terceirizado para agrupar os links e “derruba a pontuação do seu perfil”, fazendo com que ele apareça menos de forma orgânica. 

O algoritmo do Instagram, que determina a qualidade do seu perfil te dá um ponto negativo por estar engando seu público, afinal, você está fazendo com que sua audiência seja direcionada para um site que não é seu antes de chegar ao seu conteúdo real. Logo, estamos falando aqui sobre um tipo de droplink que não é bem visto pela rede social.

Você ainda pode piorar a situação usando um encurtador de url, como o bit.ly, por exemplo. Com essa prática você direciona sua audiência para mais um url antes de chegar até você. Um erro que pode ser fatal, por deixar a navegação mais lenta e o Instagram não gosta que os seus usuários percam tempo.

Aqui está a solução para sair desse erro:

Comece a levar a sua audiência para o seu site.

O Linktree nada mais é do que uma landing page ou uma página de conversão. Se você não tem um site ou um blog, você pode ter um! Basta você criar uma página de destino personalizada no seu WordPress. 

  1. Crie uma nova página;
  2. Nomeie esta página como quiser, mas algo fácil e curto como “links” (a minha é leandrotelles.com.br/links)

  3. Adicione botões;

  4. Coloque os links para os quais deseja redirecionar sua audiência.

Se você não sabe como fazer isso, pode solicitar ao seu programador ou aprender em um tutorial no Youtube, em poucos minutos.

O importante é que você personalize a página com sua marca, logotipo, barra de navegação, rodapé e quaisquer outros elementos de marca desejados.

Inclua uma imagem de seu rosto sorridente e um textinho de boas vindas abaixo dos links para personalizar sua página de destino e fazer você se destacar e posicionar sua marca.

Esta é uma opção muito mais confiável e profissional para você, que permite rastrear dados do seu negócio, rastrear conversões, configurar Pixels do Facebook para cada link e redirecionar as pessoas que clicam e muito mais.

Todo negócio online precisa dessa página de destino do Instagram.

Entendeu o quanto pode ser bom levar seu público para o seu site, não para um site de terceiro?

Na figura abaixo veja como é minha página de links hoje. Perceba que em todos os lugares a minha marca, Leandro Telles, está presente.

Você poderá alterar a cor dos botões, os links e o texto do link quando quiser – exatamente como você fazia com o Linktree, afinal, o site é seu.

Conclusão

Você investiu apenas alguns minutos para criar uma nova página dentro do seu blog e isso irá gerar maior impacto de sua marca e também trará mais tráfego para seu site. Sucesso! Deixa aqui nos comentários se você usa ou já usou o Linktree ou outra ferramenta de árvore de links e comece a me seguir no Instagram, para estar receber outras informações importantes para o seu desempenho no marketing digital.

Grande abraço!

Que Deus continue nos abençoando.

Leandro Telles

Postado por Leandro Telles em 06/nov/2020 - 1 Comentário

1 Comentário

  1. Gilmar Aleixo disse:

    Leandro, estou rindo muito com o seu artigo. Não dele, mas graças a ele. Precisou vir alguém como você e me mostrar o óbvio, que eu não estava enxergando. Realmente, muito obrigado!

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