fbpx

Lista de Palavras-Chave Negativas para Otimizar Suas Campanha no Google Ads

Recentemente criei uma lista de palavras negativas para otimizar minhas campanhas no Google ads e decidi compartilhar esse ativo com você, para te ajudar a reduzir custos e performar melhor suas campanhas no Google.

O que são Lista de Palavras-Chave Negativas?

As listas de palavras negativas são palavras e/ou frases que você configura quando deseja que seu anúncio não seja impresso/exibido quando um usuário realizar uma pesquisa no Google que inclua as palavras em sua lista.

Em outras palavras, é o equivalente a dizer: “Google, não mostre meu anúncio quando alguém pesquisar algo que inclua alguma dessas palavras, mesmo que ele insira a palavra chave junto’.

Se você estiver fazendo suas próprias campanhas, ou se for um gestor de tráfego que gerencia várias contas e vários segmentos de mercado diferentes, é importante criar sua lista de palavras negativas.

Para isso, listei as principais palavras negativas para você aplicar em suas campanhas de Google Ads.

Construa e Alimente sua Lista de Palavras-Chave Negativas

Para construir essa lista de palavras-chave negativas você precisa ser muito detalhista, pois cada campanha e cada grupo de anúncios tem seu próprio posicionamento único no mercado.

Então, não use essa lista de palavras negativas de maneira casual ou genérica e adicione palavras em sua lista sempre que identifica-las em suas campanhas.

Por que é importante criar uma Lista de Palavras-Chave Negativas?

A lista de palavras-chave negativas para campanhas de Google Ads é pressuposto fundamental!

Quero ressaltar a importância que ela tem e lhe dizer que quem sobe uma campanha de Google Ads sem antes fazer uma boa base de negativação, está literalmente fadado a rasgar dinheiro! 

É isso mesmo, rasgar dinheiro!

Já peguei campanhas de clientes que, baseado nos últimos seis meses de suas campanhas, antes de nossa gestão, estava literalmente rasgando cerca de 60% de sua verba mensalmente com a impressão de anúncios em resultados buscas de palavras-chaves que não tinham nada a ver com as vendas.

Você tem ideia do tamanho do prejuízo? Já imaginou o tempo perdido?

Gestor de tráfego ou empresário, se todos os dias você está fazendo negativações e parece que isso não acaba nunca… Sinto lhe dizer, mas você está fazendo errado!

Você pode e deve usar os tipos de correspondências a seu favor na hora de fazer sua lista de negativação!

A lista de palavras-chave negativas abaixo é uma ajuda e um ponto de partida quando você está decidindo quais palavras você não quer associar com os seus anúncios quando você iniciar uma campanha no Google Ads.

Lista de Palavras Chave Negativas

Evite Candidatos a vagas de Empregos

Com estes termos você pode impedir que seus anúncios sejam exibidos para usuários que procuram empregos relacionados ao seu negócio, produto ou serviço:

  • carreira
  • carreiras
  • emprego
  • a contratação de
  • estagiários
  • de estágio
  • estágio
  • estagiário

Evite Investigação de Compra

Vale a pena também criar uma lista para usuários que pesquisam ou procuram por informação, ou seja, não tem uma intenção de compra formada e tem um potencial muito baixo de se tornar um lead ou um cliente.

Utilize estes com cautela, pois se você aplica uma estratégia de inbound marketing em seu negócio, talvez não seja legal utilizá-las!

Mas para uma campanha nova ou que busque de fato usuários mais quentes e prontos para compra é indicado.

  • sobre
  • comparação
  • exemplo
  • mapas
  • amostra
  • modelo
  • quais são
  • o que é
  • qual
  • onde

Bloqueie os “mão de vaca”

Se você quiser afastar os mão de vaca, aqueles usuários que desejam pagar o mínimo possível por um serviço ou produto, essa lista vai ajudá-lo a alcançar clientes que se concentram na qualidade e não no preço, portanto, maior poder aquisitivo.

Achei esse um caso muito sutil, portanto, se você planeja usar os critérios de teste, crie uma campanha ou grupo de anúncios adicional para se concentrar nesses conceitos de desconto.

  • barato
  • baratinho
  • free
  • gratuito
  • grátis
  • custo
  • de desconto
  • desconto
  • de liquidação
  • liquidação
  • preço

Não apareça para os “Faça você Mesmo”

Para aquelas pessoas que preferem fazer por conta própria do que comprar ou pagar por um serviço, quem nunca teve problemas? Usando esta lista, você pode direcionar melhor seu serviço ou produto.

  • criar
  • criação
  • feita à mão
  • como fazer
  • fazer
  • em casa
  • caseiro
  • como resolver
  • como aplicar

Materiais de Produto

Criei uma lista de tipos de materiais de produtos que a empresa não oferece.

A maioria das empresas industriais B2B têm orçamentos limitados. Em geral, é melhor não exibir seu anúncio para usuários que pesquisam material que seu cliente não fornece:

  • alumínio
  • cerâmica
  • algodão
  • tecido
  • vidro
  • ouro
  • ferro
  • couro

Aulas e Educação

Se você tem um serviço de otimização, mas não dá treinamentos, por exemplo, essa lista pode ajudar a evitar usuários que pesquisam por uma formação, cursos e afins.

  • classe
  • aula
  • faculdade
  • faculdades
  • de cursos
  • de cursos
  • de educação
  • estudar
  • pdf
  • download
  • baixar

Pesquisas e Estatísticas

Supondo que você tenha um orçamento de publicidade limitado, vale evitar apresentar seus anúncios para usuários que pesquisam por informações gerais, pesquisas e estatísticas.

  • associações
  • livro
  • ebook
  • e-book
  • download
  • artigo
  • conteúdo
  • imagem
  • imagens
  • png
  • jpeg
  • guia
  • dicas

Utilize essa lista de palavras negativas para Google ads com cautela e sempre procure alimentar as suas campanhas conforme adquirir informações, analisando o relatório de termos de pesquisas de suas campanhas.

Espero que essa dica ajude você e, por favor, pare de ficar negativando termos em exata, isso só vai tomar seu tempo.

Rolar para cima