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Qual a frequência ideal para os anúncios no Facebook Ads?

A frequência ideal para os anúncios no Facebook Ads é o número médio de vezes que cada pessoa vê seu anúncio. O indicador é estimado e calculado usando dados de amostra.

A fórmula de frequência é “impressões de anúncios divididas por alcance”, que pode ajudar a melhorar o reconhecimento e o recall do anúncio, exibindo seu anúncio mais vezes para usuários em seu público-alvo.

A frequência ideal para anúncios no Facebook Ads pode variar em média de 1 a 3 ou mais, isso por grupo de anúncios, dependendo também de fatores como orçamento da campanha e tamanho do público.

Antes de entrarmos em detalhes, lembre-se que a frequência ideal para anúncios no Facebook Ads depende muito dos objetivos de sua campanha e dos esforços de marketing.

Métricas para posicionamento de marca ou desempenho exigem diferentes frequências de anúncios.

O que significa o número de frequência e impressões?

Nem todas as impressões de anúncios são criadas da mesma forma e nem todas as impressões são de qualidade. 

Podemos considerar algumas coisas ao falar sobre impressões de anúncios:

  • Taxa de rolagem do conteúdo do consumidor; 
  • Formato de exibição do anúncio; 
  • A plataforma e local onde o anúncio aparece.

Podemos considerar também outros fatores quando falamos em frequência ideal para anúncios no Facebook Ads:

  • Tamanho do público que visualizou o anúncio; 
  • Conteúdo do anúncio em exibição;
  • Qual o interesse do usuário no anúncio?;
  • Tempo de visualização do anúncio. 

Os números de alta ou baixa frequência dependem de variáveis ​​e combinações. Mas a pergunta que não quer calar: A frequência dos seus anúncios é alta ou baixa?

Vamos colocar esse número em perspectiva com alguns cenários de exemplo.

Nota: Para fins ilustrativos, os exemplos a seguir foram simplificados para um único cenário de usuário.

Exemplo 1

O usuário percorre o feed do Instagram e rola rapidamente. O anúncio exibido não foi “pausado”, o anúncio ficou na tela por apenas 0,20 segundos. 

O Instagram contabiliza uma impressão de anúncio a partir do momento em que o anúncio aparece na tela.

No dia seguinte, o mesmo usuário percorre seus stories no Facebook e vê o mesmo anúncio por três segundos. A frequência do anúncio agora é de duas impressões para o mesmo usuário. 

É o mesmo anúncio, mas em um local diferente.

Quando puxamos um relatório, vemos uma frequência de 2 (dois), mas o que não foi levado em consideração é que o usuário não percebeu o primeiro anúncio que foi contabilizado, sendo assim, um número de frequência mais preciso seria 1 (um) em vez de 2 (dois).

Exemplo 2

O usuário está navegando no feed do Facebook em um ritmo lento, até que chega a passar por um anúncio em vídeo, onde é reproduzido automaticamente. 

O anúncio em vídeo e miniatura foram exibidos na tela por dois segundos, o usuário leu a descrição do anúncio, mas não viu o vídeo. O Facebook conta como uma impressão a partir do momento em que o anúncio apareceu na tela, uma vez para esse usuário.

No dia seguinte, o mesmo usuário percorre o feed do Facebook novamente e vê o mesmo anúncio em vídeo. O usuário decide apertar o play e assistir ao vídeo por 15 (quinze) segundos. 

A frequência de impressão do anúncio agora é 2 (dois) para o mesmo usuário. É o mesmo anúncio, a mesma plataforma, o mesmo lugar, mas com uma atenção diferente.

Quando puxamos um relatório, vemos uma frequência de 2 (dois), o que foi levado em consideração é que o usuário está ciente de que 2 (dois) anúncios foram exibidos. 

Portanto, mesmo que a primeira interação seja menor que a segunda, o número da frequência é mais preciso do que o primeiro exemplo.

Exemplo 3

O usuário navega pelo feed do Facebook em um ritmo lento.

Um usuário visitou uma loja online e agora vê um anúncio de catálogo dinâmico mostrando diferentes produtos no formato de carrossel, onde o usuário navega pelos produtos interativamente. 

O usuário vê muitos produtos, mas ainda conta como uma visualização de anúncio nos relatórios.

Mais tarde naquele dia, o mesmo usuário percorre o feed do Facebook novamente e vê o mesmo anúncio em carrossel, mas agora ele vê um produto diferente.

A contagem de impressões de anúncios agora foi atualizada para duas impressões de anúncios.

Durante a mesma semana, o mesmo usuário vê o mesmo anúncio em carrossel mais 5 (cinco) vezes, cada vez com um mix de produtos diferente. A contagem de impressões desta semana é atualizada para 7 (sete).

Uma frequência de 7 (sete) vezes por semana é “alto” certo? Bem, não necessariamente. Depende muito.

Neste último cenário, o mesmo anúncio mostra produtos diferentes porque são gerados dinamicamente. Portanto, cada anúncio exclusivo é exibido apenas uma vez. O número de frequência mais preciso é entre 1 (um) a 2 (dois), e não 7 (sete).

Agora que a metodologia está clara, há outros fatores a serem considerados na hora de considerar a frequência ideal.

A frequência ideal para os anúncios no Facebook Ads é estimada!

Os números de frequência são sempre estimativas e são um número médio. Se a frequência média de visualização for 3 (três), alguns usuários verão seu anúncio apenas uma vez, enquanto outros poderão vê-lo 10 ou mais vezes, dependendo do número total de pessoas alcançadas.

Para campanhas baseadas em ação, os controles manuais de limite de frequência não estão disponíveis, isso ocorre principalmente porque o algoritmo exige flexibilidade e liberdade para ajustar a frequência de cada usuário com base em sinais de que o usuário provavelmente realizará a ação desejada quando seu anúncio chegar ao mercado.

Evite o cansaço do anúncio

É claro que os usuários não gostam de ver os mesmos anúncios repetidamente e você deve evitar essa situação. 

Mas como evitar isso quando os números são difíceis de interpretar corretamente? Ainda bem que existem algumas práticas que são recomendadas como:

  • Ao segmentar públicos menores, use anúncios dinâmicos e/ou verifique o limite de frequência para campanhas baseadas em alcance, especialmente ao usar anúncios estáticos;
  • Monitore a relevância do anúncio, o nível do anúncio e as métricas do gerenciador dos anúncios de Facebook como qualidade e taxa de conversão;
  • Preste muita atenção ao desempenho geral e ao custo por resultado. O esgotamento e o cansaço dos anúncios pode resultar em desempenho inferior e custos mais altos. Se isso acontecer, você precisará otimizar os seus criativos de anúncio e/ou alterar sua segmentação;
  • Use regras automáticas para controlar a frequência, especialmente para campanhas de remarketing que usam anúncios estáticos. Você pode criar uma regra para receber notificações ou até mesmo pausar seu anúncio, quando atingir uma determinada frequência em um determinado período de tempo.

Concluindo

Se você chegou até aqui, é a hora de saber a resposta da principal pergunta deste artigo: Qual a frequência ideal para os anúncios no Facebook Ads? 

Como você viu até aqui, não existe um número de frequência média fixo ou perfeito porque há muitas variáveis ​​envolvidas. 

Então a minha resposta para esta pergunta é: 

A frequência ideal é o número de vezes que o seu anúncio leva para atingir o resultado desejado e maximizar os seus resultados, usando anúncios que envolvem constantemente seu público-alvo.

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