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Home  »  Marketing Digital   »   Como Usar o Google Meu Negócio Para Ganhar Clientes

Hoje quem não estiver no Google por bem, estará por mal. Ou seja, caso você não tenha seu sua empresa cadastrado lá, pode ser que seus clientes já tenham feito isso por você, ou para te elogiar ou para te criticar. Nos dois cenários, é melhor que você tenha seu cadastro bem feito na plataforma.

Antes de falar dessa ferramenta incrível e gratuita, quero que você tenha consciência sobre os 3 níveis de público que que você pode alcançar:

1- As pessoas que já sabem o que querem e buscam por uma solução;

2- As pessoas que precisam de uma solução mas não pensam em resolver isso agora;

3- As pessoas que não sabem que precisam de uma solução ou não perceberam que tem um problema.

Neste artigo, eu vou falar sobre o nível 1 de público, aqueles que já estão buscando por uma solução.

Qualquer pessoa quando busca uma solução, para qualquer coisa, faz o quê?

“Dá um Google!”

Com o Google Meu Negócio, você vai estar na primeira página de resultados de busca, sem precisar realizar nenhum investimento financeiro e nem programação de SEO.

A plataforma tem como objetivo auxiliar, de uma forma rápida e eficiente, os usuários a encontrarem os principais estabelecimentos do segmento buscado próximos à sua localização.

Mas, para isso, é preciso configurar corretamente a página da sua empresa, para que ela seja apresentada com relevância para o público no momento em que é realizada a pesquisa.

O princípio básico dessa plataforma é facilitar a experiência dos usuários. Mostrando o maior número de informações possíveis, sem que seja necessário acessar um site ou outras páginas.

Além disso, o Google também consegue trazer resultados para a pesquisa a partir da utilização da localização do usuário e/ou hábitos de busca.

Quem pesquisa por estabelecimentos próximos à sua localização, seja no Google ou no Google Maps, poderá ter à disposição, facilmente, as principais empresas que atendem a sua necessidade do momento. 

Para que você possa se beneficiar desse recurso, o cadastro na plataforma é o primeiro passo que deve ser dado, quanto mais informações você inserir no seu cadastro, como, endereço, telefone, horário de funcionamento e serviços prestados, mais fácil seu estabelecimento será encontrado.

Como Criar Uma Conta Gratuita no Google em Menos de 10 minutos

Para começar, acesse o Google Meu Negócio: https://www.google.com.br/business/

Clique no botão FAZER LOGIN, localizado no topo da tela, e faça login na conta Gmail do seu salão. E caso você não tenha uma conta no Gmail para o seu negócio, crie uma agora, e não use a sua conta pessoal.


No próximo passo, você vai inserir o nome da sua empresa, e caso uma localização já tenha sido criada, seja por você ou por qualquer pessoa, você verá no resultado de busca.

Seguindo de forma intuitiva e passo a passo, o Google vai te ajudar fazendo perguntas sobre a sua empresa. Basta respondê-las e clicar em PRÓXIMA, até concluir.

Perguntas como:

Qual é o nome da sua empresa?

Você quer adicionar um local que os clientes podem visitar, como uma loja ou um escritório?

Qual é o endereço? (Se houver outro cadastro no mesmo local, você verá uma mensagem perguntando se esta é a sua empresa: “Parece que sua empresa já tem uma ficha na Pesquisa Google ou no Maps. Se você encontrar sua empresa abaixo, selecione-a, e nós ajudaremos a deixar a ficha ainda melhor.”

Você também atende clientes fora desse local?

Escolha a categoria que melhor corresponde à sua empresa (Escolha a categoria principal e depois que concluir o primeiro cadastro, poderá adicionar subcategorias para facilitar a busca de seus clientes)

Quais informações de contato você quer exibir para os clientes? Telefone e/ou Site

Finalizar e confirmar esta empresa

O Próximo passo é a confirmação de local, que poderá ser feita de várias formas, bate-papo com o pessoal do Google, Cartão postal (essa opção pode levar até 12 dias para ativar sua conta), SMS ou chamada por telefone.

*As opções de confirmação podem variar de acordo com a suas respostas anteriores.

Pronto! A primeira etapa foi concluída.

Aumentando o nível de informação

Sugiro agora que você clique em INFORMAÇÕES, no menu lateral esquerdo da página, e preencha, com o máximo de informações possíveis, sobre o seu estabelecimento.

No momento em que os dados finais forem adicionados e confirmados, a sua empresa já estará presente no Google, com um espaço reservado, a partir da utilização do Google Meu Negócio. 

Minha recomendação é que você utilize o Google Meu Negócio como uma rede social, faça postagens periodicamente, insira produtos, peça avaliação das suas clientes e responda todas as mensagens. Quanto mais  interação você tiver, em melhor posicionado você estará, podendo chegar em primeiro lugar nas buscas, rapidamente.

Os principais benefícios da utilização dessa ferramenta

Da mesma forma como outras estratégias de marketing digital, essa também consegue proporcionar grandes benefícios para o seu estabelecimento.

  • Ser encontrado no Google;
  • Fornecer informações facilmente disponibilizadas para os clientes;
  • Torna o acesso e o relacionamento mais facilitado;
  • Melhora a qualidade e presença online;
  • Gera análise de dados, para melhorar ou alterar suas estratégias;
  • Permite receber comentários e avaliações dos clientes;
  • A Ferramenta é gratuita;

Muito bom, não é mesmo?

Espero ter conseguido atingir meu objetivo que é ajudar você. Convido-lhe para comentar aqui, caso ainda tenha lhe restado dúvidas sobre o assunto, farei o possível para solucionar as questões apontadas com o maior prazer.

Postado por Leandro Telles em 21/nov/2019 - Sem Comentários

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