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Como Ter Um Perfil Campeão no LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social focada em negócios. Por isso, esse é o espaço da internet para você trabalhar o seu marketing pessoal e conseguir novas oportunidades de negócios.

Onde está seu histórico profissional?
Como você espera ser reconhecido profissionalmente?

As melhores possibilidade para ingressar no mercado ou criar uma rede de relacionamento profissional, seja de parceiros de negócio, fornecedores e clientes estão nessa rede social. Então, eu recomendo preste mais atenção ao seu perfil no LinkedIn. 

Além da rede de relacionamentos profissionais, no LinkedIn você pode adquirir novos conhecimentos que agregam valor ao seu trabalho e participar de discussões que o ajudarão a alavancar a sua carreira profissional.

E antes de seguir com as 10 dicas que eu apliquei para ter um perfil campeão no LinkedIn, quero te trazer clareza sobre como as são vistas as redes sociais e como você deve se comportar nelas (profissionalmente falando).

A primeira rede social, a mais acessada é o Instagram Stories, que é como um reality show. É onde as pessoas vão para ver os bastidores da vida de amigos, parentes, pessoas públicas e famosas, etc. 

O feed do Instagram é como se fosse uma revista. Neste local, as pessoas querem ver coisas interessantes.

No Google, as pessoas querem resolver problemas. Aqui entra seu site, blog e conteúdos distribuídos em fóruns de discussões, Yahoo resposta, entre outros.

No Facebook, as pessoas querem discussão. Você pode gerar conteúdos com temas para que as pessoas possam comentar, debater e ouvir opiniões.

O YouTube é um TV Show, como se fosse um talk show, como era, antigamente, o Jô Soares e como hoje é Danilo Gentili. É um lugar muito bom para conteúdos longos e onde você entra em detalhes. É onde você pode conversar com outras pessoas.

O Podcast é um programa de rádio. Você tem que se inspirar em programas de rádio para gerar este tipo de conteúdo específico.

O E-mail é como uma caixa de correio. Recebe mensagens importantes junto de um monte de folhetos de ofertas e promoções. Hoje, as pessoas só abrem um e-mail quando a mensagem foi solicitada por ela e o conteúdo seja de extrema relevância no momento.  

LinkedIn é o lugar onde você fala sobre seu lado profissional e tem discussões profissionais. E é exatamente este o lugar que vamos focar hoje.

10 Dicas para tornar o seu perfil campeão no LinkedIn

 1. Mantenha seu perfil atualizado no LinkedIn

Criar o seu perfil campeão no LinkedIn é apenas o primeiro passo para marcar presença nessa rede social. Para ter sucesso em promover sua imagem é preciso gerar movimento e atualizar a sua página.

Não basta apenas escolher uma que você estava vestindo social e preencher parte das informações. Para ter um perfil campeão no LinkedIn, atualize o seu perfil sempre que houver uma nova informação.

Fez um curso novo, participou de algum treinamento, ganhou um prêmio ou tem alguma nova informação profissional? Inclua todas as novidades na sua conta.

Publique  fotos dos eventos que você participa, fale sobre as aulas que você fez, comente sobre o livro de estudo que você está lendo, faça resenhas dos blogs que você acessa para aprimorar sua formação e marque outros usuários da rede. Isso vai agregar valor ao seu perfil.

Nunca abandone seu perfil. 

2. Defina seu título profissional

Uma das informações mais importantes de um perfil campeão no LinkedIn é o título profissional. Afinal, ele é um dos principais responsáveis por atrair visitantes e fazer com que leiam o seu perfil.

Essa informação é tão importante que se encontra logo abaixo do seu nome, e uma boa maneira de usar esse espaço é colocando a sua função (que pode ser a sua palavra-chave) e o seu local de trabalho.

3. Dedique-se para fazer um bom resumo

Nessa seção, você tem a oportunidade de se descrever em 2 mil caracteres. Assim, apresente para o mundo como você espera que as pessoas te vejam. Para utilizá-lo da melhor maneira possível eu fiz um roteiro:

  1. Apresente-se;
    Escreva como você se apresentaria para um empregador ou para uma pessoa a qual você tem interesses comerciais. Fale em primeira pessoa do singular e não seja tímido, aponte sua qualidades.
  1. Fale sobre seus interesses profissionais;
    É importante deixar claro quais são seus interesses de negócios, dizer em que área você atua e quais são suas metas profissionais.
  1. Defina sua área de atuação;
    Se alguém estiver lendo seu resumo é porque tem interesse em algo que você disse lá no começo, por isso, nesse ponto do texto você precisa apontar qual é sua área de atuação, e dizer o que você faz e como isso pode ajudar as pessoas.
  1. Fale o que te motiva;
    Seja um entusiasta, aponte os desafios que te motivam, fale sobre o que você quer aprender e onde você quer chegar na sua carreira (mantenha o foco).
  1. Inclua informações de contato.
    Parece óbvio, mas muita gente escreve uma carta de apresentação incrível e não cria uma chamada para ação, a famosa CTA. Se você quer que as pessoas entrem em contato com você, deixe um convite: “Vamos marcar um café virtual e conversar mais sobre nossos interesses em comum? Aqui estão meus contatos: (coloque seu e-mail e WhatsApp”

4. Faça bom uso de palavras-chave

Para se destacar no meio de tantos profissionais que ingressam na rede social e geram milhões de conteúdos todos os dias, você precisa fazer algo para ser encontrado.

Uma dica é fazer o uso de palavras-chave, tanto no seu resumo como no seu título profissional. Assim, as suas chances de ser encontrado por quem tem interesse no seu perfil são maiores.

Para escolher a palavra-chave mais apropriada, pense no seu ramo de atuação e nos termos que as pessoas interessadas buscariam. Isso vai ajudar o algoritmo do LinkedIn a sugerir seu perfil para quem está buscando algo no mesmo segmento que você atua.

5. Escreva sobre suas experiências profissionais

Este ponto é a chave de ouro do seu perfil, não meça esforços para torná-lo o mais completo possível. Além de incluir as datas específicas sobre o período que você trabalhou em cada empresa, liste detalhadamente todas as atividades desenvolvidas no cargo.

A riqueza dos detalhes nesse ponto pode ser o diferencial para um possível avaliador, headhunter ou até mesmo um profissional da área em busca de novas conexões para fazer networking.

6. Liste suas habilidades

Existe uma aba dedicada às habilidades e você deve utiliza-lá a seu favor. Nela você deve listar pelo menos 7 delas em seu perfil e deixe que suas conexões te avaliem. Assim como as recomendações, você não poderá se avaliar, apenas criar a lista.

Para ganhar pontos em suas habilidades visite diversos perfis e comece a listar as principais habilidades de seus conhecidos que sejam verdadeiras. Nessa aba, o LinkedIn também permite que você crie uma habilidade para um contato, caso ele ainda não a tenha listada.

A seção de habilidades é extremamente relevante para criar o seu perfil campeão no LinkedIn, então não a deixe em branco. Ao mesmo tempo, não inclua quaisquer informações apenas para preencher espaço. Pense bem!

7. Solicite recomendações

As recomendações que suas conexões enviam sobre você são extremamente valiosas.

Caso você não tenha recebido nenhuma até o momento, uma alternativa para conquistar algumas é começar escrevendo recomendações para pessoas que você tenha trabalhado. 

Ative o gatilho da reciprocidade escrevendo recomendações sem pedir nada em troca, as pessoas se sentirão mais abertas para retribuir a ação.

Se isso não adiantar, nada impede que você solicite formalmente por mensagem para alguns conhecidos, pessoas que estudaram com você ou colegas de trabalho, para que eles escrevam recomendações em seu perfil. 

Aliás, ao terminar de ler este texto você poderia visitar meu perfil e contribuir com minhas avaliações, não é verdade?

8. Personalize os convites para novas conexões

Diferentemente do que algumas pessoas podem pensar, você não precisa conhecer alguém para querer que ela faça parte de sua rede de conexões. Como dito, adicionar pessoas que trabalham na mesma área que você é uma ótima maneira de fazer networking.

Você pode seguir empresas com relação aos seus interesses e enviar convites de conexões para seus colaboradores. Isso fará com que você seja notado e lembrado.

Quando for solicitar uma nova conexão, certifique-se de se apresentar devidamente e deixar claro por que você deseja fazer parte da rede de contatos da pessoa.

8. Não cometa erros de ortografia

O LinkedIn não é  uma rede social comum.

Diferentemente das outras redes social que focam em entretenimento, em que pouco importa a forma como você se comunica com seus amigos e com o mundo, no LinkedIn o negócio é sério.

É essencial ter cuidado redobrado para todo conteúdo que você incluir em seu perfil. Certifique-se que não existem erros de digitação e concordância em nenhuma das áreas onde você especifica sua experiência ou em seu resumo pessoal.

Assim como em qualquer outro momento de sua vida profissional, erros nesse aspecto serão prejudiciais para sua imagem.

9. Poste bons conteúdos

Uma boa maneira de sempre manter o seu perfil no LinkedIn atrativo é escrevendo e publicando artigos de assuntos que você domina, estuda ou quer ingressar. Assim, você pode compartilhar com outros as suas experiências, atraindo as pessoas certas para a sua página e mostrando que você está engajado no setor.

Faça publicações inteligentes e fique de fora de discussões desnecessárias. Sua opinião pessoal sobre causas políticas, raciais ou qualquer coisa que tente obrigar outras pessoas a aceitarem sua opinião vai prejudicar sua imagem.

Até as suas interações com as publicações são consideradas, como as suas curtidas, por exemplo, que podem ser vistas na aba de atividades. Por isso, curta e comente somente quando isso for positivo para você e para seu objetivo de negócios.

10. Faça bom uso das mensagens do LinkedIn

Use o espaço de mensagens do LinkedIn e conheça os seus contatos. 

Diferente do Messenger, do Direct ou WhatsApp, o espaço de mensagens do LinkedIn é um modo inteligente e eficiente de se conectar com as pessoas. 

Esse espaço também serve para agradecer as recomendações, comentários e até as curtidas que você recebe. Ser cordial contribui para que você tenha uma boa imagem.

Essas são minhas principais dicas para você obter resultados no LinkedIn. Espero que sejam realmente úteis para você e sua carreira profissional.  Esteja sempre antenado, compartilhe conteúdos pertinentes, seja engajado e desfrute dos benefícios dessa rede social.

Lembre-se de acessar meu perfil e deixar a sua contribuição para minha carreira também.

Grande abraço

Leandro Telles

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