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Aprenda neste artigo o quanto é importante ter um calendário de conteúdo para as publicações da sua empresa e entenda como funciona o calendário nas redes sociais.

Caso de estudo

A Sabor & Art é uma marca que entrega cestas de café da manhã. A empresa foca no trabalho artesanal e oferece entrega local. A Dorlatí, proprietária da Sabor & Art, quer alcançar as pessoas interessadas em presentear alguém especial. O cliente ideal dela é aquele que procura algo surpreendente para presentear com bom gosto e que queira comprar sem ter que ir a loja.​

Dorlatí quer começar a compartilhar conteúdo de forma consistente para ficar em contato com os clientes existentes e atrair clientes em potencial. Como proprietária de uma pequena empresa, ela tem tempo e recursos limitados. Para planejar os esforços de marketing com maior eficiência, Dorlatí usará um calendário de conteúdo.

O que é um calendário de conteúdo

Tudo aquilo que você compartilha online em nome de sua empresa (publicações, fotos, vídeos, stories e anúncios) é conteúdo. Um calendário de conteúdo é uma ótima maneira de planejar e organizar sua programação de publicações nas redes sociais.

Seu calendário de conteúdo incluirá:

  • O que você compartilhará.
  • Quando você compartilhará.
  • Onde você compartilhará.

Por que usar um calendário de conteúdo

Um calendário de conteúdo pode ajudar você a:

  • Estabelecer um processo para a criação de conteúdo.
  • Organizar quando, onde e como o conteúdo será exibido.
  • Compartilhar conteúdo de forma consistente para que os clientes se lembrem de você quando estiverem prontos para comprar.

O que publicar

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Não perca mais tempo nas redes sociais.

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Quando considerar o que compartilhar, concentre-se na interseção entre o tipo de conteúdo que seus clientes curtem e os tópicos mais relevantes para sua empresa.

Quando criar seu calendário de conteúdo, experimente usar estes três temas: engajar, educar e empolgar.

engajar

Para engajar seu público compartilhe a história de como sua empresa começou. Mostre de que forma você retribui para a comunidade. Faça um tour virtual por sua vitrine ou seu espaço de trabalho usando fotos ou um vídeo.

educar

Explique o que torna seu produto ou serviço diferente ou especial. Mostre os bastidores de sua loja ou empresa. Mostre às pessoas como usar seu produto ou serviço.

Empolgar

Divulgue um novo produto ou serviço. Compartilhe promoções ou ofertas atuais ou futuras. Informe sua comunidade sobre eventos e novas localizações.

Veja como Dorlatí usará essas categorias para criar um calendário de conteúdo para a Sabor & Art.

  • Engajar: Dorlatí compartilhará fotos feitas por ela anteriormente. Isso ajudará os clientes em potencial a imaginar como são os produtos entregues por ela.
  • Educar: Dorlatí criará publicações informativas apresentando os tipos de cestas e dando dicas sobre as emoções em cada data comemorativa.
  • Empolgar: Dorlatí anunciará novos produtos e promoções, como as ofertas de dia dos Namorados e Natal.

Quando publicar

À medida que você cria seu calendário de conteúdo, questione-se:

  • Quando é mais provável que meus clientes estejam online?
  • Quando estou mais disponível para publicar e monitorar respostas?
  • Quais dias e horários são consistentemente ideais para minhas publicações?

A dona da Sabor & Art, sabe que os clientes dela são pessoas ocupadas que tendem a estar online ao final do dia de trabalho. A empresa dela é mais movimentada em datas próximas a datas comemorativas, como dia das mães, dias dos pais, dia dos namorados e natal. Ela então decide publicar três vezes por semana (na segunda, na quarta e na sexta-feira). Ela experimentará diferentes horários do dia, publicando em momentos variados da tarde e da noite, para tentar alcançar os clientes enquanto eles estão online.

Onde publicar

Compartilhe seu conteúdo onde o público passa o tempo.

  • Pergunte aos seus clientes quais são as plataformas de redes sociais que eles mais usam.
  • Aprenda com os concorrentes. Se uma empresa concorrente estiver presente em uma plataforma específica, crie uma conta para sua empresa nela também.
  • Publique um conteúdo igual ou similar em vários canais (isso se chama publicação cruzada).

Depois de consultar os clientes, Dorlatí descobre que a maioria deles está tanto no Facebook quanto no Instagram. Ela decide compartilhar o conteúdo em ambas as plataformas.

Dicas para começar

Quando você souber o que deseja criar, e quando e onde deseja compartilhar, defina um processo para a criação de conteúdo de forma consistente.

Você pode reservar um tempo para fazer isso uma vez por semana, tirar fotos e gravar vídeos ao logo do dia ou optar por uma combinação de ambos.

Você também pode aproveitar um calendário de publicações já pronto e adaptar ao seu negócio. Isso te ajuda a ganhar tempo com centenas de ideias de conteúdos para postar.

Clique aqui e veja como fazer agendar as postagens de um mês em uma hora.

Conclusão

Ao criar um calendário de conteúdo de forma consistente, você torna mais provável que as pessoas se lembrem de sua empresa quando estiverem prontas para comprar algo que ela venda.

Um calendário de conteúdo é uma maneira eficiente de planejar e organizar sua programação de publicações nas redes sociais.

E se você ainda tem dúvidas sobre como criar os seus conteúdos ou está sem tempo para isso, clique aqui e visualize o calendário com um ano postagens prontas que eu disponibilizei para marcas e empresas.

Postado por Leandro Telles em 11/nov/2020 - Sem Comentários

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