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Atualizado 27/10/2020

De repente todo mundo está ao vivo no Instagram, e talvez até você, que achava que nunca faria isso, precisa deixar a timidez de lado e começar a enfrentar a câmera de frente para se comunicar com o mundo.
E Não importa em qual segmento de negócio você atua, hoje se você não se posicionar na internet, praticamente estará fora do mercado.

Neste artigo eu irei te ajudar a fazer LIVEs nas redes sociais de forma simples, mantendo audiência e se destacando entre tanto conteúdo novo que está surgindo.
Com a crise atual, acredito que todos os seus clientes correram para as redes sociais, e por esse motivo, fazer comunicados através do Facebook e Instagram é uma ótima estratégia.

MAS AFINAL, O QUE É LIVE NO INSTAGRAM?

Fazer uma LIVE no Instagram nada mais é do que criar um vídeo ao vivo.

LIVE é um recurso que muitas pessoas tem dificuldades em fazer por não saber exatamente o que falar ou como usar a ferramenta. Mas que bom que você está aqui, a partir de agora você vai descobrir que esse é um ótimo recurso para você “dar as caras” na internet.

3 Dicas Fundamentais Para Você Aprender a Fazer uma LIVE Incrível No Instagram.

1 . Planeje o que você quer falar na LIVE

Mesmo que você se sinta tranquilo em conversar com as pessoas através de uma tela de celular, é importante roteirizar o que será falado na LIVE, para evitar falhas e garantir uma grande produtividade na transmissão.

Por outro lado, não recomendo que você siga “a risca” o script ou seja, não fique lendo o tempo todo, isso deixar a conversa engessada ou formal demais, pois as redes sociais são locais informais, de conversas com gente comum, e não só profissionais apresentadores de telejornais. A ideia de usar um roteiro é mais para estabelecer uma base, para que você possa desenvolver as ideias de forma mais confiante.

É importante que você domine totalmente o assunto que será abordado, para evitar que sua autoridade seja questionada. Também é importante eliminar pausas longas desconfortáveis, momentos de silêncio e vícios de linguagem.

Vou deixar aqui uma base de roteiro para fazer LIVEs que eu costumo usar para mim e para meus clientes:

A- Boas vindas

Logo de cara eu costumo dizer o assunto da LIVE, mesmo que não tenha ninguém assistindo, mas para que aqueles que tenham acesso depois que a LIVE ficar publicada, saibam do que vai ser a conversa.

B- Interação e posicionamento

O segundo passo é começar a interagir com as pessoas que vão entrando na sua LIVE e pedir para elas convidarem mais gente (“toque no aviãozinho de papel aqui em baixo e convide seus amigos”). Nesse momento eu sugiro que você fale várias vezes sobre o tema da sua LIVE e crie expectativa para retenção do público.

Essa espera pela audiência pode durar alguns minutos, mas sem exagero. Eu geralmente faço isso por 3 ou até 5 minutos.

C- Inicie o Conteúdo

Comece a falar sobre o tema da LIVE dividindo-a em partes:

1- Por que você vai falar sobre esse tema?

2- A quem esse conteúdo vai ajudar?

3- Conte uma história que faça contexto com o tema;

4- Fale sobre o assunto (sem ficar usando termos técnicos);

5- Faça o fechamento com um resumo da LIVE e sempre coloque um “Lembre-se” no final, com uma frase que resume todo assunto e ficar na memória de quem está assistindo.

6- Direcione a sua audiência para algum lugar; pode ser a data da próxima LIVE, para te enviar um Direct, para acessar o seu site, entrar em um grupo no Telegram ou WhatsApp, ler um artigo no seu blog, enfim… aponte um lugar para onde seu espectador pode continuar consumindo seus conteúdos.

É importante interagir com a audiência o tempo todo, dê boas vindas para quem chega no meio da conversa, peça para comentar, faça perguntas, leia os comentários durante a transmissão e responda as perguntas sempre que puder.

2 . Escolha um cenário para fazer uma LIVE

Uma das coisas que as pessoas reparam na LIVE é o cenário de fundo. Não é preciso exagero, nem que o local da gravação seja sofisticado, basta achar um local com uma boa iluminação e sem ruídos.

Mesmo a parede da sua casa ou escritório pode se transformar em um cenário interessante com a adição de dois ou três elementos visuais, como um quadro, por exemplo. Estantes e armários também criam um efeito bem legal no fundo do vídeo.

Crie um cenário equilibrado. Da mesma forma que um cenário vazio não é atraente, um local decorado demais pode distrair a atenção dos espectadores.

Aqui estão alguns exemplos que eu encontrei para você se inspirar:

3. CONFIGURE O INSTAGRAM E O FACEBOOK PARA SALVAR A SUA LIVE

Antes de iniciar a LIVE, visite as configurações de Stories e selecione a opção “salvar na galeria” . Ao fazer isso, você garante que as pessoas possam acessar a transmissão, uma vez que ela tenha sido encerrada.

Depois você pode assistir sua gravação e a partir daí, selecionar os trechos mais relevantes e criar posts no seu feed, para que as pessoas que não assistiram ao vivo queiram assistir através do interesse no assunto abordado. É possível, também, postar alguns trechos em outras redes sociais, a fim de que mais pessoas saibam o que está acontecendo.

COMO INICIAR UMA LIVE NO INSTAGRAM

Para iniciar uma transmissão ao vivo no Instagram é simples, siga os passos abaixo;

1- Acesse o aplicativo e deslize a tela para a direita, até que apareça a câmera do Stories.

Embaixo da tela, e à esquerda da opção “normal” aparecerá a palavra “LIVE”. Toque nela para que o Instagram verifique a sua conexão.
Adiante, aparecerá uma contagem regressiva e, então, o vídeo será iniciado.

Para encerrar a transmissão, clique em “terminar” e confirme.
O aplicativo permite que os lives aconteçam em até 1 hora.

Durante a exibição, a tela exibirá um feed com os comentários feitos pelos usuários que estão assistindo ao vídeo. Nessa hora, ainda é possível responder as mensagens, selecionar as que mais gostar, reportar abusos, dar zoom ou afastar a imagem, e ver quem acompanha o seu live.

E aí, está pronto para começar a sua LIVE?

Se este artigo fez sentido para você, eu te convido a me seguir no Instagram (@mktcomleandrotelles), compartilhar nossos conteúdos e continuar no blog, aprendendo sobre outras ferramentas e estratégias de marketing digital.

Grande abraço

Leandro Telles

Postado por Leandro Telles em 27/mar/2020 - 3 Comentários

3 Comentários

  1. Lais disse:

    Boa tarde
    Gostaria de saber se temos como olhar o desempenho de uma live no instagram comercial
    Fiz algumas lives no instagram da empresa e gostaria de saber se exite algum relatorio gerencial do desempenho das mesmas.
    Agradeço muito

  2. ROBERTO disse:

    Muitíssimo obrigado pelas excelentes dicas. Sou leigo é um matuto no assuntos.

  3. Polyana Cristina de Souza disse:

    Amei as dicas!
    Obrigada!

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