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Como definir um orçamento de marketing para o seu negócio

Como definir um orçamento de marketing para o seu negócio

Definir um orçamento de marketing é difícil porque a maioria das pessoas não sabe por onde começar. Mas uma vez que você sabe como, torna-se um hábito. 

No entanto, definir um orçamento de marketing é muito importante. Afinal, é como a espinha dorsal da sua situação financeira. Quer aprender como definir um orçamento de marketing para o seu negócio da maneira certa? Então venha conosco!

Como definir um orçamento de marketing?

Essa é uma pergunta comum entre os empresários e não existe uma única resposta. Afinal vai depender de fatores, como seu negócio, seu setor, seu mercado-alvo e suas metas gerais de marketing.

No entanto, existem algumas diretrizes gerais que você pode seguir ao definir seu orçamento de marketing.

Como regra geral, você deve gastar de 2 a 10% de suas vendas totais em marketing. Portanto, se você está arrecadando R$50.000 por mês, seu orçamento de marketing deve ficar entre R$1.000 e R$5.000 por mês.

Claro, isso é apenas um ponto de partida. Dependendo de suas circunstâncias específicas, pode ser necessário ajustar seu orçamento.

Se você está apenas começando no marketing, especialmente se sua equipe é nova na área e você ainda não tem muitos dados para trabalhar, isso pode sobrecarregar seu investimento ou o caixa de sua empresa.

Por que definir um orçamento de marketing é importante?

A criação de um orçamento de marketing pode ajudá-lo a:

  1. Saber quais recursos podem ser atribuídos às campanhas. Isso vai te dar uma ideia de quanto você pode gastar em cada estratégia de marketing. Por exemplo, se seu objetivo é melhorar o posicionamento online do seu site e aumentar as visitas, aloque mais orçamento para SEO e geração de conteúdo.
  1. Gerenciar os custos do departamento de marketing. Você pode ver rapidamente se um determinado item requer mais investimento do que o esperado e ajustar seus custos de acordo.
  1. Dedique mais recursos às ações mais eficazes. Determinar seus gastos em cada item de marketing ajudará você a estimar seu retorno sobre o investimento.
  1. Ter um histórico de referência. Você pode usar os orçamentos anteriores como um guia para o futuro e os resultados alcançados para avaliar as mudanças necessárias.
  1. Estabeleça metas. Aproveite esta oportunidade para definir o resultado que deseja que seu conteúdo alcance. Você pode consultar outros itens em seu orçamento que já sabe que estão funcionando.
  1. Planeje a longo prazo. Ter clareza sobre quais ações você realizará ao longo do ano é muito útil, pois permite que você priorize seus esforços. 

Onde devo investir meu orçamento?

Antes de decidir sobre a melhor forma de investir sua verba de marketing, você deve conhecer as possíveis ações de marketing que sua empresa pode adotar.

Quanto você deve gastar em cada atividade de marketing dependerá de muitos fatores, como o estágio de crescimento do seu negócio, o produto ou serviço que você oferece e seu mercado-alvo.

A maioria das empresas estão adotando a os“4P” para definir seus orçamentos de marketing. Sendo eles: produtos, promoções, localizações e preços. 

Outras empresas podem preferir adotar uma abordagem mais holística e considerar todos os aspectos de seus negócios ao tomar decisões de marketing. 

Por isso, você deve ter uma compreensão clara do que deseja alcançar para poder alocar a quantia certa para cada objetivo. Por exemplo, se você se concentrar em aumentar o conhecimento da marca, precisará investir mais dinheiro em publicidade do que no desenvolvimento de produtos.

Como medir o ROI de seus esforços de marketing?

A sigla ROI (retorno sobre o investimento), é um dos conceitos mais importantes dos negócios. No entanto, muitas empresas lutam para medir com precisão o ROI de seus esforços de marketing, principalmente porque não há uma métrica universal para determinar seu ROI. 

Alguns métodos comuns para medir o ROI de marketing incluem:

  •  Dados de vendas: É a maneira mais direta de medir o impacto de seus esforços de marketing. Se você observar um aumento nas vendas após o lançamento de uma nova campanha de marketing, saberá que está funcionando. 
  • Dados de tráfego do site: Podem ser medidos com ferramentas como o Google Analytics. Se você observar um aumento no tráfego do site após o lançamento de uma nova campanha de marketing, provavelmente funcionará. 
  • Dados de prospecção: Isso pode ser medido rastreando o número de leads gerados por seus esforços de marketing. Se você observar um aumento nos leads após o lançamento de uma nova campanha de marketing, é provável que seja eficaz.

Concluindo

Para obter bons resultados, seu negócio precisa trabalhar com dados. São eles que limitam suas ações e garantem a boa gestão financeira. Ou seja, a ideia de um orçamento é servir de guia para os investimentos em marketing digital. 

Viu que fazer um orçamento de marketing para seu negócio não é tão difícil quanto você pensava? 

Quer saber mais sobre como fazer ele? Acompanhe minha rede social: @mktcomleandrotelles e siga nosso canal no YouTube e lembre de compartilhar esse conteúdo com mais pessoas.

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